REAÇÕES

Reações exitosas de vítimas de crimes

Um dos grandes mitos acerca da dinâmica da prática de crimes, sobretudo quanto ao uso defensivo de armas, consiste na tese de que quem reage a uma investida de bandidos acaba sendo morto ou ferido. Esse é um argumento falso, como, inclusive, é detalhadamente exposto no livro "Articulando em Segurança: contrapontos ao desarmamento civil". 

Resumidamente, o fundamental é entender que o êxito de uma reação não pode ser antecipadamente padronizado ou vinculado a um resultado invariável, mas, ao contrário, sempre dependerá das circunstâncias do crime e da correta avaliação que delas é feita pela vítima. Há casos em que a reação jamais vai dar certo, outros em que ela será possível e, ainda, outros em que reagir será a única chance da vítima para não morrer.

Justamente para ajudar a desmistificar essa ideia de que reagir é quase um impulso suicida, passamos a indexar aqui algumas notícias na imprensa sobre ocorrências de reações exitosas, nas quais o uso de armas eliminou o risco ou salvou a vida das vítimas. 

As matérias estão listadas em ordem cronológica decrescente e sua indexação possui conteúdo exclusivamente informativo, não representando incentivo a que se adote qualquer conduta em específico.


Data Atual: