Indicadores Homicidas Brasileiros
Seguindo no propósito de facilitar o acesso aos indicadores criminais do país, o CEPEDES compila os dados de violência letal disponibilizados pelo DATASUS / TABNET, mantido pelo Ministério da Saúde. A compilação se apresenta de forma direta e desprovida de qualquer análise politico-ideológica ou indicativa de relações de causalidade, contendo, apenas, os indicadores globais e as variações percentuais de sua evolução, com a participação das armas de fogo no total de óbitos intencionais, apresentando os números absolutos e as respectivas taxas por 100 mil habitantes.
Os dados atuais abrangem os registros do DATASUS de 1979¹ a 2022.
Além da tabela numérica, disponibiliza-se, também, um levantamento estatístico e gráfico do uso de armas de fogo em homicídios, tomando como marco temporal a Lei nº 10.826/03, popularmente designada "Estatuto do Desarmamento", com vistas a permitir a pronta aferição de seus efeitos na evolução do quadro homicida do país, especificamente quanto ao seu objeto de tratamento (armas de fogo).
Em setembro de 2023, foi incluída a tabela contendo os registros de homicídios por estado, abrangendo os 16 (dezesseis) anos mais recentes.
Todas as compilações podem ser exportadas em formato .pdf.
_______________
Todas as compilações podem ser exportadas em formato .pdf.
_______________
¹ Dados de 1979 incluídos na tabela em 25.12.2020.
______________
_____________________
Outros Indicadores
Confira:
- Gráficos por UF (Brasil, 2020 X 2021). Extraído do artigo: Homicídios: DataSUS aponta nova queda expressiva
- Taxas de Homicídio (Brasil, 1979 a 2021). Extraído do artigo: Homicídios: DataSUS aponta nova queda expressiva
- Novas Armas X Homicídios Dolosos (Brasil, 2018 a 2020). Extraído do artigo: A cada 1% mais armas, há 0,04% MENOS homicídios dolosos.
- Bahia: Números absolutos de homicídios (1975 a 2020).Extraído do artigo: Sob governos petistas, Bahia triplica homicídios.
- Incremento de homicídios (Bahia X Brasil - 1993 a 2020).Extraído do artigo: Sob governos petistas, Bahia triplica homicídios.
- Homicídios por UF (Brasil, 2011 a 2020).Extraído do artigo: Estados mais armados não são mais violentos.
- Armas Legais X Homicídios por UF (Brasil, 2020).Extraído do artigo: Estados mais armados não são mais violentos.
- Proporção de Armas por Habitante X Homicídios (Brasil, 2020).Extraído do artigo: Estados mais armados não são mais violentos.