INDICADORES

Indicadores Homicidas Brasileiros

Seguindo no propósito de facilitar o acesso aos indicadores criminais do país, o CEPEDES compila os dados de violência letal disponibilizados pelo DATASUS / TABNET, mantido pelo Ministério da Saúde. A compilação se apresenta de forma direta e desprovida de qualquer análise politico-ideológica ou indicativa de relações de causalidade, contendo, apenas, os indicadores globais e as variações percentuais de sua evolução, com a participação das armas de fogo no total de óbitos intencionais.

Os dados atuais abrangem os registros do DATASUS de 1979¹ a 2019, com os indicadores definitivos deste último ano disponibilizados em Dezembro de 2020.

Além da tabela numérica, disponibiliza-se, também, um levantamento estatístico e gráfico do uso de armas de fogo em homicídios, tomando como marco temporal a Lei nº 10.826/03, popularmente designada "Estatuto do Desarmamento", com vistas a permitir a pronta aferição de seus efeitos na evolução do quadro homicida do país, especificamente quanto ao seu objeto de tratamento (armas de fogo).

A compilação pode ser exportada em formato .pdf.

_______________
¹ Dados de 1979 incluídos na tabela em 25.12.2020.


______________



Data Atual: