quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Checagem | Declaração de Ciro Gomes sobre número de homicídios é falsa.

Em entrevista à Band News,  pré-candidato à Presidência da República Ciro Gomes afirmou que o país se aproxima de 60 mil homicídios por ano.

A área de segurança pública já tem dado sinais de que seguirá pautando as discussões políticas do país, especialmente no que diz respeito à campanha à Presidência República. Exemplo recente veio de uma entrevista do novamente pré-candidato Ciro Gomes à Band News, em que abordou alguns temas políticos da atualidade, dentre os quais os homicídios no Brasil.

Na ocasião, o pré-candidato, ao comentar os temas considerados de maior relevo para o país, afirmou que "estamos nos aproximando de sessenta mil homicídios em doze meses". A informação, no entanto, não correspondente à realidade.

De acordo com os dados oficiais do DataSUS, que compila os indicadores de mortalidade no país, a marca de 60 mil homicídios ao ano foi ultrapassada no ano de 2016, com 61.143 registros, mantendo-se acima desse patamar em 2017, com 63.748. Em 2018, os números começaram a cair, inclusive com duas reduções recordes para a série histórica. Foram 55.914 naquele ano, 12,29% a menos do que em 2017, e 44.033 em 2019, 21,25% a menos que o ano anterior. Nesse biênio, a redução acumulada foi de mais de 33%.

Já em 2020, ano cujos dados definitivos ainda não foram consolidados no DataSUS, a versão preliminar do indicador revela uma leve alta, puxada pela Região Nordeste do país, principalmente pelo estado do Ceará (coincidentemente, terra de Ciro Gomes). Foram 0,96% homicídios a mais no Brasil, o que eleva o indicador para o total de 44.455, ou seja, ainda distante dos 60 mil assassinatos a que aludiu o pré-candidato. Para 2021, o Monitor da Violência, inciativa de um veículo de imprensa para acompanhamento dos indicadores, revelou uma queda de 8% no primeiro semestre, com 21.042 registros.

Desse modo, a informação trazida na entrevista pelo pré-candidato é objetivamente falsa.


_____________________
As checagens de fatos sobre segurança pública constituem uma iniciativa jornalística independente por parte do CEPEDES, sob a responsabilidade investigativa do pesquisador em segurança pública e jornalista Fabricio Rebelo.
Data Atual: