HOME

  O CEPEDES  

O CEPEDES é uma entidade de pesquisa livre, privada e independente, voltada à análise e difusão informativa de questões jurídicas e relacionadas à segurança pública, com ênfase no acompanhamento evolutivo do quadro geral de violência criminal, a partir de seus indicadores oficiais, em cotejo com a legislação penal vigente.

Criado como desdobramento do trabalho desenvolvido pelo pesquisador Fabricio Rebelo e firmando-se como contraponto às concepções tradicionalmente dominantes no meio acadêmico, o Centro tem por objetivo consolidar e divulgar informações técnicas que permitam o aperfeiçoamento da compreensão sobre os temas de maior relevo jurídico nacional e o aprimoramento da segurança pública, seja por meio de políticas governamentais, seja pela atuação da sociedade civil organizada.

Ao longo dos últimos anos, o CEPEDES tem mantido atuação destacada no acompanhamento analítico da legislação sobre armas de fogo, buscando identificar, de modo crítico, seus impactos no contexto criminal. Disso resultou o estabelecimento de firme posicionamento contrário à utilização de políticas de desarmamento civil como mecanismo de contenção de criminalidade, diante de seus resultados objetivamente aferíveis. Ainda assim, não nos enquadramos como entidade ativista ou organização não governamental (ONG), pautando o trabalho de pesquisa sempre por critérios técnico-científicos e independência.

Atualmente, além das atividades permanentes de pesquisa e informação, inclusive abrangendo o tratamento analítico dos indicadores oficiais de criminalidade do país, o CEPEDES também atua com dois núcleos subsidiários: o de capacitação e o de jornalismo. Pelo primeiro, são ministrados cursos, palestras e workshops voltados ao aprimoramento intelectual do participante em áreas específicas do conhecimento, ao passo que, pelo segundo, é mantido o Canal Fabricio Rebelo, por meio do qual são habitualmente veiculadas análises críticas pontuais, acerca de temas vinculados direta ou indiretamente às áreas de atuação da entidade, com ênfase em abordagens jurídicas.


 Sobre o Coordenador  


Fabricio Rebelo em audiência
pública na Câmara dos Deputados
Juristalivre-pesquisador em segurança pública, jornalista e escritor Autor das obras "Armas e Números - Guia Rápido Contra a Manipulação" e "Articulando em Segurança: Contrapontos ao Desarmamento Civil", além de diversos artigos técnicos e doutrinários sobre temas jurídicos e ligados à segurança pública, é também palestrante - inclusive em audiências públicas na Câmara dos Deputados, fonte para reportagens e entrevistas em variadas mídias, professor em cursos livres e consultor externo sobre projetos de lei e normas regulamentares em suas áreas de pesquisa, além de atleta amador de Tiro Desportivo. Foi, entre 2010 e 2015, Coordenador Regional (NE) e Diretor da organização não governamental Movimento Viva Brasil, até então a mais tradicional entidade defensora do acesso do cidadão às armas de fogo.

Formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1997.2), exerceu ativamente a advocacia até 2002, quando dela se licenciou para o exercício de atividade pública junto ao Poder Judiciário, na qual acumulou mais de duas décadas de experiência nas mais variadas vertentes jurídicas, do ramo cível ao criminal, passando pela gestão administrativa do aludido Poder.


Salvador / Bahia / Brasil


 Site Pessoal 



Clique abaixo para referências públicas:





TAGS: ESPECIALISTA SEGURANÇA PÚBLICA PESQUISADOR BAHIA SALVADOR COMENTARISTA IMPRENSA RADIO TV

"Especialista em segurança pública em Salvador Bahia"
Data Atual: