HOME


 O CEPEDES  

O CEPEDES é um centro independente de pesquisa livre, voltado à análise e difusão de questões jurídicas e relacionadas à segurança pública, com ênfase na apuração dos resultados da legislação sobre o quadro geral de violência criminal, a partir de seus indicadores oficiais. Criado como desdobramento do trabalho desenvolvido pelo pesquisador Fabricio Rebelo e firmando-se como contraponto às concepções tradicionalmente dominantes no meio acadêmico, o Centro tem por objetivo consolidar e divulgar informações técnicas que permitam o aperfeiçoamento da compreensão jurídica sobre os temas de maior relevo nacional e o aprimoramento da segurança pública, seja por meio de políticas governamentais, seja pela atuação da sociedade civil organizada.

Atualmente, o CEPEDES atua com dois núcleos específicos: o de formação e capacitação e o de pesquisa e informação. Pelo primeiro, são ministrados cursos e workshops voltados ao aprimoramento intelectual do participante em áreas específicas do conhecimento, ao passo que, pelo segundo, são compilados e analisados os indicadores oficiais de criminalidade do país, divulgando-se seu tratamento técnico para alcance das conclusões a que conduzem. Ainda pelo núcleo de pesquisa e informação, é mantido o Canal Fabricio Rebelo no YouTube, por meio do qual são habitualmente veiculadas análises críticas pontuais, acerca de temas de relevo vinculados às áreas de atuação da entidade.


 Sobre o Coordenador  


Fabricio Rebelo em audiência
pública na Câmara dos Deputados
Livre-Pesquisador nas áreas jurídica e de segurança pública, autor de "Articulando em Segurança: Contrapontos ao Desarmamento Civil" e palestrante, inclusive em audiências públicas na Câmara dos Deputados. Fonte para reportagens e entrevistas em variadas mídias, autor de diversos artigos sobre temas jurídicos e segurança pública, professor em cursos livres e consultor externo sobre projetos de lei em suas áreas de pesquisa. É também jornalista e atleta amador de Tiro Desportivo. Foi, de 2010 a 2015, Coordenador Regional (NE) e Diretor da organização não governamental Movimento Viva Brasil, até então a mais tradicional entidade defensora do acesso do cidadão às armas de fogo.

Formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (1997.2), exerceu ativamente a advocacia até 2002, quando dela se afastou para o exercício de atividade pública junto ao Poder Judiciário, na qual permanece até os dias atuais e onde acumula já quase duas décadas de experiência nas mais variadas vertentes jurídicas, do ramo cível ao criminal (atual), passando pela gestão administrativa do aludido Poder.


Salvador / Bahia / Brasil


Clique abaixo para referências públicas:





TAGS: ESPECIALISTA SEGURANÇA PÚBLICA PESQUISADOR BAHIA SALVADOR COMENTARISTA IMPRENSA RADIO TV

"Especialista em segurança pública em Salvador Bahia"
Data Atual: