INDICADORES

Indicadores Homicidas Brasileiros

Seguindo no propósito de facilitar o acesso aos indicadores criminais do país, o CEPEDES compila os dados de violência letal disponibilizados pelo DATASUS / TABNET, mantido pelo Ministério da Saúde. A compilação se apresenta de forma direta e desprovida de qualquer análise politico-ideológica ou indicativa de relações de causalidade, contendo, apenas, os indicadores globais e as variações percentuais de sua evolução, com a participação das armas de fogo no total de óbitos intencionais, apresentando os números absolutos e as respectivas taxas por 100 mil habitantes.

Os dados atuais abrangem os registros do DATASUS de 1979¹ a 2021 (preliminares).

Além da tabela numérica, disponibiliza-se, também, um levantamento estatístico e gráfico do uso de armas de fogo em homicídios, tomando como marco temporal a Lei nº 10.826/03, popularmente designada "Estatuto do Desarmamento", com vistas a permitir a pronta aferição de seus efeitos na evolução do quadro homicida do país, especificamente quanto ao seu objeto de tratamento (armas de fogo).

Em setembro de 2023, foi incluída a tabela contendo os registros de homicídios por estado, abrangendo os 16 (dezesseis) anos mais recentes. 

Todas as compilações podem ser exportadas em formato .pdf.

_______________
¹ Dados de 1979 incluídos na tabela em 25.12.2020.


______________







_____________________

Outros Indicadores

Além dos indicadores globais acima disponibilizados, compilamos nos links abaixo gráficos e tabelas utilizados em artigos que integram o nosso portal.

Confira:


Data Atual: